O Postulador da Causa

O Cónego Manuel Carlos Sousa Alves é o Postulador para o Processo de Beatificação da Serva de Deus Maria Vieira da Silva.

Nasceu em S. Vicente Ferreira – Concelho de Ponta Delgada a 7 de Dezembro de 1960. Filho de Silvino Alves e Natália Maria Rego Sousa.

De 1982 a 1988 tirou o Curso Filosófico/Teológico do Seminário, em Angra do Heroísmo, e foi ordenado Sacerdote a 26 de Junho de 1988, na Sé Catedral, da mesma cidade Açoreana.

Logo após a sua Ordenação, o Cónego Manuel Carlos lecionou a disciplina de Moral e Religião na Escola Secundária Pe. Jerónimo Emiliano de Andrade e chefiou a Redação do jornal “A UNIÃO”. Entre 1996 a 2011 foi Professor de várias disciplinas no Seminário Episcopal de Angra e Capelão da Casa de Repouso da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, Pároco de Posto Santo, Santa Luzia e de S. Bento.

O Cónego Manuel Carlos Sousa Alves ao longo dos anos de Sacerdote e Cónego foi membro, entre outros, do Secretariado Diocesano para a Comunicação Social; da Equipa Sacerdotal da Zona Pastoral Inter-paroquial de Angra que coordenou entre 1996/1997; da Comissão de Preparação para a Visita do Papa João Paulo II aos Açores; do Conselho Presbiteral da Diocese de Angra; da Equipa Formadora do Seminário Episcopal de Angra; da Comissão de Humanização do Hospital de Santo Espirito; da Direção da Fundação Pia Diocesana do Bom Jesus e da Administração da Clínica do Bom Jesus e membro do Colégio de Consultores da Diocese de Angra.

Entre os anos 1997 a 2000, o Cónego Manuel Carlos desempenhou as funções de Diretor Diocesano do Serviço de Apoio à Pastoral para as Comunicações Sociais e em 2005 Diretor do Seminário Pio XII, a funcionar como Centro de Formação Pastoral.

Exerce as funções de Capelão no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo desde 1997; em 2004 foi nomeado Pároco e Reitor desde 2006 no Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, e no ano de 2016 acumulou as funções de Pároco na Paróquia de São Jorge das Doze Ribeiras.

Em 2015 foi nomeado Cónego da Sé de Angra e eleito pelo Cabido para seu Tesoureiro.